Turistas são pessoas que viajam para fora dos seus lugares de origem para passar algum tempo visitando um outro local, a negócios ou lazer. Tanto quem viaja de férias quanto quem viaja a trabalho são considerados turistas, e a viagem pode ser doméstica (dentro do próprio país de origem) ou internacional. Uma empresa de turismo é qualquer empresa que se especializa em fornecer serviços para suprir as necessidades dos turistas. Siga os passos a seguir sobre como abrir uma empresa de turismo.
Passos
-
1
Decida em qual setor turístico você gostaria de concentrar o negócio. Existem diversos ramos de empresas de turismo:
- Serviços de transporte. Este setor compreende o transporte de turistas de, para e nos arredores de um destino turístico.
- Agências de viagem. As agências de viagem são como uma loja onde se pode adquirir tudo que envolve a visita a um lugar novo, como transporte, acomodação e atrações.
- Hospedagem. Inclui hotéis, pousadas, albergues, casas de aluguel para temporada, condomínios e qualquer outro lugar onde turistas possam se hospedar enquanto estiverem viajando.
- Visitas guiadas e guias turísticos . O serviço de visita guiada ou guia turístico profissional se especializa em proporcionar visitas informativas e divertidas de pontos turísticos da região.
- Restauração. Este tipo de negócio envolve qualquer estabelecimento de alimentação ou bebidas que um turista possa frequentar.
-
2Considere a sua localização geográfica. As atrações turísticas da sua região são um bom indicativo do que seria ou não um empreendimento turístico de sucesso. Por exemplo, se a sua área é isolada e repleta de vinhedos, algumas opções viáveis de negócios são visitas guiadas aos vinhedos, pousadas e serviços de transporte entre o local e o aeroporto.
-
3Avalie os concorrentes. Pesquise exaustivamente as empresas turísticas na sua região antes de decidir que modelo de negócio turístico funciona para o seu caso. Escolha um setor que não esteja saturado e ao qual seja capaz de contribuir com algo de único.
-
Escreva um plano de negócios. O seu plano de negócios reflete a estrutura da sua firma e deve incluir as seguintes seções:
- Sumário executivo. Descreva o objetivo da sua empresa, nome, localização, necessidades de pessoal, pessoal de gestão, setor de mercado, concorrentes, plano de marketing e projeções financeiras.
- Sumário da empresa de turismo. Nesta seção vem detalhada como será a divisão da propriedade da empresa e os requisitos iniciais (financiamento, recursos e localização).
- Produtos e/ou serviços. Você precisará indicar os produtos e/ou serviços que a sua empresa fornecerá aos turistas.
- Análise de mercado. Providencie informações sobre o seu público alvo e a concorrência.
- Estratégia da empresa de turismo. Descreva como planeja gerir o seu negócio, fazer publicidade e propaganda e como definirá os preços de produtos ou serviços.
- Sumário financeiro. Estabeleça projeções para os custos e receita do seu negócio.
-
5Adquira o capital necessário. Apresente o seu plano de negócios a credores em potencial e/ou possíveis sócios para obter o capital necessário para iniciar e operar o seu empreendimento.
-
6Selecione a localização da empresa.
-
7Obtenha todas as licenças aplicáveis. Adquira as licenças e autorizações necessárias à abertura da empresa no órgão local responsável.
-
8
Divulgue o seu negócio.
- Use sites de mídia social. Abra contas/páginas em sites gratuitos de mídia social.
- Crie um website para o seu negócio. Contrate um especialista em otimização para motores de busca (SEO) que maximize a presença online do seu site.
- Liste a sua empresa em todos os diretórios e sites de avaliação que puder.
- Faça propaganda em meio impresso. Compre um espaço publicitário em jornais, revistas e outras publicações relevantes.