Telefone: (11) 3124-1000

WhatsApp: (11) 94262-2938

Como abrir uma loja de informática: Guia completo passo a passo.

Postado em 03 de janeiro de 2020 por

Como abrir uma loja de informática

Está precisando de informações sobre como abrir uma loja de informática aí na sua região que lhe renda dinheiro? Então, meu amigo e minha amiga, você está exatamente onde deveria estar! Eu vou te ajudar hoje.

Esse artigo foi criado para te ajudar a perceber todos os pontos importantes para esse empreendimento. Reuni em um só lugar todas as informações que você precisa para montar sua loja e ter sucesso com ela por aí.

Se esse é de fato o seu objetivo eu tenho certeza que esse texto vai te ajudar. Por isso eu peço que preste atenção até mesmo nos detalhes que parecem mais simples e, que  mais importante, você comece a colocar em prática.

Estando pronto para entrar nesse mercado para se tornar uma referência e ganhar o seu espaço, você poderá chegar exatamente onde você quiser.

O que acha dessa minha proposta? Vem comigo aprender como abrir uma loja de informática e fique mais próximo da realização do seu sonhos.

Mercado para informática no Brasil


Antes de entender como abrir uma loja de informática, vamos entender o mercado? Desde 2017 os números de movimentação no setor de informática voltaram a crescer e isso é um ponto positivo e muito animador para quem já trabalha na área, ou até mesmo para quem está querendo investir.

A verdade é que os avanços tecnológicos contribuíram muito para que as pessoas consumissem mais computadores, noteeboks e outros acessórios tecnológicos – até mesmo como o smartphone.

Apesar de o nome ser informática, em uma loja como essa você pode trabalhar com vários produtos tecnológicos para atrair ainda mais o seu cliente e conseguir fechar o maior número de vendas possível.

Com uma boa estratégia, bom planejamento, você conseguirá desempenhar um bom trabalhar com a sua loja de informática e poderá ter resultados positivos.

É claro, no entanto, que isso não significa que você não terá trabalho e que o dinheiro virá fácil. Não importa o quanto o mercado seja bom ou tenha potencial, você precisa se dedicar e dar o seu melhor como empreendedor.

 

Como abrir uma loja de informática: Comece sempre pelo planejamento


 

Esse é um ponto em um negócio que eu sempre foi mencionar porque é muito importante! Não importa se você vai começar bem pequenininho ou grande, com o planejamento as suas chances sempre serão melhores.

Por mais que você não saiba hoje como montar um plano de negócios de forma mais profissional, digamos assim, sentar em uma cadeira e começar a colocar no papel todos os seus objetivos e suas possibilidades é crucial.

Isso vai permitir que você entenda melhor o seu negócio, traçando as melhores rotas e estratégias e também evitando grandes prejuízos e erros que custariam tempo e dores de cabeça.

O planejamento é a base do seu trabalho.  Ele vai permitir que você tenha condições de crescer sem grandes problemas, sem falar em relação à organização do negócio.

Fazer um planejamento, por mais chato que pareça, é a melhor chance que você tem de criar um negócio de sucesso. A maioria das empresas que quebram é justamente pela falta dele. Já que você quer montar uma loja de informática de sucesso, não deixe de cuidar disso.

Defina o seu público alvo


Apesar de já ser segmentado entender como abrir uma loja de informática, ainda existem grupos dentro disso que podem ser escolhidos para que você trabalhe com uma atenção especial e focada neles.

Por exemplo: Você pode focar em uma loja de informática com produtos em geral que servem para pessoas que vão estudar, trabalhar em casa – tudo de uma forma mais doméstica.

Só que você também pode trabalhar com uma loja para pessoas que precisam de máquinas mais potentes – como é o caso de gamers ou de profissionais que usam programas pesados ou trabalham de forma mais excessiva no aparelho.

Essa é uma decisão muito importante dessa lista e que vai acabar influenciando no quanto dá para ganhar dinheiro com uma loja de informática. Por isso pense bem! Analise as pessoas aí na sua região e veja qual é a melhor oportunidade.

Trabalhe com produtos de qualidade!


Não adianta você vir me dizer que quer montar uma loja incrível por aí se você não tiver o cuidado de escolher produtos que realmente tenham qualidade e que satisfaçam a necessidade do seu cliente.

Os seus produtos são o ponto chave do seu negócio, se você trabalhar com qualquer marca, com qualquer peça, mesmo que você venda, não vai conseguir sair da média e sempre terá um negócio comum.

Agora se o seu objetivo é criar um público que acredite no seu trabalho e que prefira comprar na sua loja ao invés das outras, você precisa pensar com atenção e cuidado quais são os produtos que você irá oferecer.

Veja o que as pessoas tem consumido mais, vá até os seus concorrentes e veja o que  mais sai. A partir do momento que você entende o que o seu público quer, fica muito mais fácil acertar.

– Cuidado com os fornecedores de produtos

 

Além de entrar em contato direto com as marcas, você também pode comprar em distribuidores aqueles produtos de informática para revenda. Você pode sim encontrar coisas de qualidade com um preço baixo.

A única questão aqui é que na hora de procurar por fornecedores você precisa ter paciência e estar disposto a fazer pesquisa de preço, de qualidade e de histórico da empresa no mercado.

Não adianta achar que fechando com um lugar que tem os preços mais em conta você vai conseguir ganhar muito dinheiro se eles não tiverem qualidade.

Tome cuidado com isso, ok? O produto é o ponto chave de como abrir uma loja de informática e é nele que você precisa se dedicar e investir.

Agregue valor ao seu negócio e ofereça serviços de informática ao seus clientes


Se você realmente está disposto a fazer diferente por que não agregar ainda mais valor ao seu negócio? Fuja do básico, da caixinha e comece a pensar como consumidor: O que seria bacana oferecer na sua loja?

Pense comigo: Uma pessoa vai comprar um notebook e aí precisa instalar alguns programas, mas ela não sabe. Se você oferecer serviços de informática na sua loja, além de agradar o seu cliente e melhorar a sua experiência, você vai conseguir ganhar mais dinheiro.

Serviços como instalação de programas, formatação, limpeza de vírus, consertos… Seria como montar uma assistência técnica de informática dentro da sua loja, mesmo que seja pequena e atendendo serviços específicos.

Sem falar na colocação de películas de celular e smartphone e até mesmo em outros serviços voltados para esses tipos de aparelhos.

Se você conseguir fazer isso com qualidade e preço justo, com certeza a possibilidade de um cliente seu lembrar de você na hora de um serviço desse aumentará.

Como abrir uma loja de informática: Cuidando da parte estrutural do negócio


Agora que a gente já falou um pouco sobre a parte de planejamento e algumas dicas estratégicas de como abrir uma loja de informática e ganhar dinheiro com ela, é hora de falarmos de questões estruturais.

Por mais simples que pareça é ainda mais importante prestar atenção nesse sentido. Todas as escolhas influenciam diretamente na capacidade da sua loja de ter sucesso ou não, por isso você tem que tomar cuidado.

Eu preciso te lembrar que essas informações aqui são como uma visão geral do negócio, mas você precisa adaptá-las para a sua realidade, para os costumes das pessoas daí e também para os seus objetivos.

Então a intenção aqui é que você absorva a informação e adapte-a para a sua loja – até porque tudo depende do seu planejamento e até do seu público alvo.

De qualquer forma com o que está aqui você já se sentirá mais preparado para dar os próximos passos e tirar a sua loja do papel.

Vamos lá?

#1 – Localização

Onde é que o seu público alvo está por aí? Você precisa estar próximo dele, facilmente visto e facilmente encontrado.

Como esse é um negócio que pode atender muitas pessoas, a grande sacada é estar em uma região com grande fluxo de pessoas. Seja em um bairro movimentado, no centro comercial da sua cidade, em galerias ou até mesmo em Shoppings.

Quanto mais gente passando pelo local melhor! Isso significa que você tem mais chances de que alguém entre e compre um produto ou até mesmo pague por um serviço.

É fundamental que a área seja segura, que seja de frente de rua ou em áreas estratégicas dentro do shopping ou galeria, que seja uma área com infraestrutura básica (água, luz e energia) e que pessoas tanto utilizando transporte público como privado consigam acessar com facilidade.

#2 – Estrutura

A estrutura de uma loja de informática é simples, mas é fundamental que ela seja bem organizada e limpa! Acredito que esse que pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Ela deverá ser dividida basicamente nos seguintes ambientes:

  • Área de exposição dos produtos;
  • Balcão e caixa;
  • Depósito;
  • Área para serviços;
  • Sanitário;
  • Pequena copa.

O tamanho da sua estrutura vai variar de acordo com a quantidade de produtos que você quer vender e também com os serviços que você vai incrementar nela.

Ela precisa ser bem iluminada, limpa e se possível invista em uma decoração que faça os clientes se sentirem em um local voltado para a tecnologia. Por mais simples que isso possa ser, faz uma diferença incrível.

Cuidado com a exposição dos produtos

Uma das coisas que você precisa saber sobre como abrir uma loja de informática é que você terá muitos produtos caros em exposição e que por conta disso é preciso ter alguns cuidados especiais.

Cuidados esses que vão tanto ajudar o cliente a ter uma boa experiência com o produto, como também para prevenir assaltos e coisas assim.

Veja abaixo quais são eles:

  1. Os produtos expostos precisam estar limpos;
  2. Todos os produtos em exposição para o usuário manusear precisam ter algum sistema de segurança, como ligações que o prendem a um móvel;
  3. Todos os produtos precisam ter seus preços legíveis e atualizados;
  4. Distribua os produtos de acordo com a importância.

#3 – Equipamentos

Nesse quesito você realmente não tem muito com o que se preocupar. Basicamente você terá que ir atrás de prateleiras e outros materiais que te ajudem a expor os seus produtos de informática na loja de forma chamativa.

Também é importante investir em material de escritório e caixa (como computador e impressora), em equipamentos para a sua copa (micro-ondas e frigobar) e em produtos de limpeza.

#4 – Equipe

Você vai precisar de pessoas que entendam sobre tecnologia e que possam auxiliar os seus clientes quando tiverem com dúvidas.

Outra coisa que é importante é que a sua equipe seja atenciosa ao tratamento com o cliente. Se você investir em um treinamento para isso já terá boas chances de ter sucesso com o seu negócio.

A quantidade de pessoas e suas funções dependerão do tamanho do seu negócio, mas entre as atividades que existirão você vai precisar de pessoas para:

  • Fornecer serviços de informática;
  • Atender o cliente e fazer a venda;
  • Funcionário para ficar no caixa;
  • Auxiliar administrativo;
  • Auxiliar de limpeza.

Quanto custa abrir uma loja de informática?


 

Não é possível que eu diga para você o investimento para montar uma loja de informática exato. Existem diversos empreendedores espalhados pelo país que tem projetos diferentes, com tamanhos e objetivos diferentes.

Para que você tenha uma ideia do quanto vai precisar investir é importante fazer o seu planejamento com cuidado e antecedência.

Sem falar que você vai precisar investir mais do que dinheiro para o seu negócio funcionar. É preciso investir também em estudo sobre a área, em estratégia e em muito trabalho. Está pronto para isso?

 

como abrir sua empresa em 48h

 

Categorias: Empreendedorismo

Receba nossas

Newsletters

Fique sempre bem informado com novidades da área contábil

Copyright © 2019 Terceirização Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil | Política de Privacidade