Telefone: (11) 3124-1000

WhatsApp: (11) 94262-2938

Como abrir empresa em São Paulo Passo a Passo

Postado em 04 de janeiro de 2020 por

Vamos lá?

Logicamente que muitas vezes, empreender nasce da necessidade do profissional e visionário montar um negócio em São Paulo, do desenvolver atividades mais lucrativas em São Paulo, e claro, fazendo uso do empreendedorismo.

E certamente, como via de regra, é preciso se formalizar para poder assim abrir um negócio em São Paulo, afinal de contas, você jamais vai desejar começar um empreendimento, do tamanho que for, para ter seu negócio fechado e até sua mercadoria levada, por causa desse descuido, certo?

Então, seja por qual motivo você tenha decidido empreender na região de São Paulo, saiba que existem requisitos muito mais importantes, do que apenas talento e vontade de fazer sucesso com um negócio. 

Dizemos isso porque nem só dos seus dons e talentos poderá sobreviver o negócio, já que o Fisco e o Governo sempre estão de olho no proceder comercial, de modo a verificar se todos os critérios estão sendo cumpridos como devem, e olha… as penalidades de fechar o negócio, antes mesmo dele ter começado adequadamente, são muitas, quando você não tem o foco baseado em pontos essenciais para  assim, fazer com que seu empreendimento esteja protegido pela Lei e pelo Sistema. 

Então, depois desse alerta ter sido feito, é hora de nos aprofundarmos ainda mais no tema, gerando maiores conhecimentos de tudo o que você precisa para abrir uma empresa em São Paulo. 

POR QUE EMPREENDER EM SÃO PAULO?

Você poderia, assim como Marcela, João ou Ricardo querer empreender em qualquer região do Brasil… poderia até mesmo escolher outras localidades e ambientes, mas… por que São Paulo? Sampa para os amantes desse lugar tão vasto e de grandes oportunidades!

São Paulo é uma das maiores metrópoles do Brasil. Um ambiente de muitas possibilidades e de muitos públicos que podem facilmente serem alcançados.

Desse modo, é por isso, que tantas pessoas visam empreender em São Paulo, já cogitando os inúmeros acessos e possibilidades de gerar bons negócios e lucros! Afinal de contas, quanto mais gente, melhor, concorda?

E, claro, sem sombra de dúvidas, São Paulo possui grandes atrativos, tanto em questões turísticas, como também para atrair clientes e potencializar negócios em muitos sentidos. 

Possuindo mais de 12,18 milhões de pessoas que circulam pelas várias áreas de SP, esse ambiente promove muita movimentação de pessoas em todos os lugares, desde os mais populares, até os menos conhecidos e divulgados e por mais este motivo, é que São Paulo se torna tão interessante. 

Sendo intitulado como a maior forma capital econômica do Brasil, SP possui um dos maiores mercados existentes. 

A capital Paulista, por exemplo, possui mais de 60% de todos os investimentos de capital de risco, sendo uma superpotência econômica, é conhecido também como a terceira localidade mais inovadora do País.

Ficando apenas o desafio no sentido do capital humano, pois o mercado ainda carece de colaboradores mais qualificados.

E todas essas informações, não fomos nós a declarar antecipadamente, obviamente fizemos uma triagem sobre todas as informações aqui ditas, mas esses dados transmitidos aqui, derivaram da segunda edição lançada no Índice de cidades empreendedoras realizado pela Endeavor. 

 

Essa edição teve o objetivo de estimular e ao mesmo tempo, validar e conhecer sobre o crescimento dos empreendimentos e comércios nas cidades, assim o estudo chegou a analisar 55 indicadores em 7 pilares, sendo eles:

  1. Ambiente regulatório.
  2. Acesso ao capital.
  3. Mercado.
  4. Inovação.
  5. Infraestrutura.
  6. Capital humano.
  7. E cultura empreendedora. 

Assim, mediante tudo isso, São Paulo se destacou com um dos melhores ambientes para se empreender! Dessa maneira, resta então mais alguma dúvida de que São Paulo de fato, é uma das melhores regiões para quem quer começar um negócio?

PASSO A PASSO PARA ABRIR EMPRESA EM SÃO PAULO?

Antes de qualquer outra decisão, entretanto, é preciso entender a necessidade de você ter uma base sólida em seus negócios em São Paulo. Concorda?

Assim como uma casa, que sem seus alicerces e pilares principais, não consegue ter sustento de paredes e tetos, ou seja, não consegue se sustentar e manter de pé, um empreendimento em São Paulo, certamente, não conseguirá sobreviver sem PLANEJAMENTO!

Por isso mesmo, antes de tirar CNPJ em São Paulo, e antes de se preocupar com a emissão de licenças, você precisa cuidar desse planejamento. 

É no planejamento do seu negócio, que assim, diversos pontos essenciais poderão ser estrategicamente criados e desenvolvidos de maneira muito mais focada, direcionada e segura.

E é nesse planejamento para empresas em São Paulo, que é possível definir:

  • Mercado – qual?
  • Público-alvo – quem?
  • Precificação – quanto?
  • Produtos – o quê?
  • Regime tributário – melhor tipo?
  • Atendimento e formas de vendas – pagamentos à vista, parcelado, boleto, cartão?
  • Dentre muitos outros.

Dessa forma, com todos os alinhamentos necessários para sua empresa, será possível manter uma estrutura segura e bem direcionada, nas coisas que são importantes para o sucesso do empreendimento e de seus resultados financeiros. 

Você não ficará sem saber aonde está pisando e o que deve fazer para potencializar toda sua força comercial. 

Portanto, para desenvolver um plano de negócios para empresas em São Pauloé preciso entender e separar informações sobre:

  • Investimentos – quanto capital e recursos serão necessários?
  • Capital – montante total. 
  • Máquinas – quantas, de quais tipos?
  • Aparelhos e outros recursos.
  • Funcionários – quantos, cargos e salários.
  • Concorrentes – quem são, o que vendem, o que fazem e como atendem o mercado?
  • Entre outros que for relevante para a sua empresa. 

Viu como agora seu campo de visão e entendimento se tornam fortes para começar um negócio em São Paulo?

 

E O QUE ANALISAR NESSE PLANEJAMENTO PARA CRIAÇÃO DA SUA EMPRESA EM SÃO PAULO?

Bom, é aqui que existem pontos chaves para que o empreendimento obtenha toda força da qual necessita para superar desafios, entendendo todos os mecanismos que envolvem o mercado e o segmento em questão.

Isso quer dizer que você precisará:

  • Definir o que é e quem é a sua empresa, ou seja, o que ela faz, como ela ajuda os clientes, quais são seus diferenciais, porque ela é melhor do que os demais concorrentes, qual sua visão e valores, entre outros atributos;
  • Outro ponto é sobre o que a empresa vende, ou seja, quais são os principais produtos ou serviços;
  • Quem serão os clientes da sua empresa em São Paulo? Você precisa dimensionar e entender quem são as pessoas que se interessam por seus produtos ou serviços, de modo a poder se conectar melhor com eles, gerando maior empatia e envolvimento financeiro e comercial. Informações sobre idade, sexo, desejos, medos, entre outros, são fatores de grande relevância;
E TEM MAIS…
  • A localização da sua empresa também deve ser evidente nesse planejamento. Outras informações sobre per capita por região, classe social e dados correlatos, devem ser inseridos;
  • Todos os investimentos que ajudam o negócio a funcionar, também são essenciais, isso representa a estrutura e logística necessária e que precisam ser definidas da mesma forma;
  • E quem serão os seus fornecedores e as marcas a serem comercializadas? Já pensou sobre isso? É necessário fazer uma lista de fornecedores e buscar contato com descrições precisas – dando um norte a respeito de valores, entregas e formas de pagamento;
  • Faturamento mensal… qual é a previsão que você poderá ter com relação ao retorno das suas vendas de produtos ou com a prestação de serviços? É preciso delimitar esse tempo e saber quais são as ações necessárias nos contextos de valores, para assim identificar o quanto será necessário para faturar e cobrir os custos e investimentos já feitos; 

TIPOS DE ATIVIDADES PARA EMPRESAS EM SÃO PAULO

Antes de já começar a atuar no mercado e mesmo antes de retirar toda documentação necessária para abertura de empresa em São Paulo, você terá então, que definir e estabelecer o tipo de atividade do seu negócio.

Você poderá atuar em 3 ramos, que são:

  • Prestação de serviços – aonde um trabalho poderá ser realizado e que possui natureza intelectual ou física.
  • Indústria – que se trata de uma atividade econômica que envolve a transformação da matéria-prima em materiais finalizados e comercializáveis. 
  • Comércio atacadista – direcionado aos lojistas que atuam com o comércio no varejo e que vendem produtos e itens aos consumidores finais.

E QUANDO FALAMOS EM ABRIR UMA EMPRESA NA REGIÃO DE SÃO PAULO, PRECISAMOS DE OUTRAS COISAS…

Será preciso por meio de uma análise tributária para empresas em São Paulo, verificar qual será o tipo da natureza jurídica. Nesse hiato, existem algumas opções a depender e nesse caso, se trata de uma classificação da empresa, perante o Fisco e demais órgãos públicos.

É por meio dessa natureza jurídica que a empresa em São Paulo poderá se resguardar de problemas e ao mesmo tempo, poderá então, ter acesso a alguns benefícios e programas, a depender de cada caso. 

Portanto, será imprescindível que antes de formalizar empresa em São Paulo, você esteja dentro das normas de funcionamento e atuação. Assim, algumas opções de tipo de natureza jurídica, devem ser atribuídas a:

  • Empresário individual. Aqui, a empresa deve levar o nome do empreendedor, podendo ser abreviado ou ainda completo. Nesse tipo jurídico, o empresário assume todos os riscos sozinho.
  • Na sociedade limitada, poderá haver um ou mais sócios para explorar a atividade que pode ser de produção,então, de circulação de bens e serviços. 
  • Sociedade simples envolve a exploração de atividades de prestação de serviços. Elas podem decorrer de atividades cooperativas então, intelectuais. Aqui entram os contadores, advogados, representantes comerciais, cooperativas, dentre outros. 
  • Entretanto, na sociedade anônima, há divisões de ações, e onde não existe um capital social ligado a um nome em específico, como você mesmo já notou, faz jus ao anônimo. Aqui não é preciso nenhum tipo de contrato ou ato oficial, sendo assim, diferente do que ocorre nas demais sociedades.
  • EIRELI, esta se trata de uma empresa individual de responsabilidade limitada, que deve então, ser formada apenas por uma pessoa, e onde o capital deve ser integrado, não podendo assim, ser inferior a 100 vezes o salário mínimo do ano vigente. 

 

E QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE ABRIR UMA EMPRESA EM SÃO PAULO?

Bom, quando falamos de sociedade, será necessário:

  • 1 cópia do comprovante de residência dos sócios em questão.
  • 2 cópias do RG e do CPF de cada sócio, que precisam ser autenticadas.
  • 1 cópia da certidão de casamento, nos casos de serem casados.
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF de cada um, de acordo com o ano vigente. 

E quando nos referimos a empresa, será preciso:

  • 2 cópias do contrato de compra e venda do imóvel ou de locação.
  • 2 cópias do simples do IPTU do imóvel. 

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA ABRIR UMA EMPRESA EM SÃO PAULO?

Você precisará ir até a Junta Comercial do Estado de SP, levando consigo vários documentos. 

Depois de ser aprovado, você poderá receber o NIRE – que se trata do número de identificação do registro da empresa, onde há uma numeração constitutiva. 

Em alguns casos, também será requerido que você possua certas licenças para funcionamento e operações do negócio em São Paulo. O alvará de funcionamento é um dessas. 

Após a concessão desse alvará, aí sim, a empresa poderá começar suas ações com vendas e comércio em São Paulo. 

Outros procedimentos importantes também serão necessários, como: 

  • cadastro na previdência social de São Paulo;
  • Alvará da vigilância sanitária em São Paulo;
  • Alvará do corpo de bombeiros em São Paulo;
  • CADAN em São Paulo;
  • INPI em São Paulo;
  • Entre outros.

Como você pode perceber, são muitos pontos a serem tratados, desde o início de uma grande ideia de negócio em São Paulo, até nos demais procedimentos de planejamento e abertura do negócio, e é exatamente por isso, que se manter seguro por meio de uma assessoria contábil em São Paulo se torna tão essencial. 

Portanto, venha conversar conosco e logo te ajudaremos a empreender em São Paulo com todo sucesso que você merece e pode ter!

 

como abrir sua empresa em 48h

 

Categorias: Empreendedorismo

Receba nossas

Newsletters

Fique sempre bem informado com novidades da área contábil

Copyright © 2019 Terceirização Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil | Política de Privacidade